E-Readers

Procurando o melhor e-reader para o seu dia a dia? Selecionamos os melhores do mercado, para cada finalidade.

Tanto faz você buscar um dispositivo mais básico, intermediário ou mais equipado para seu lazer, trabalho ou estudos. Sem dúvida alguma, esse artigo vai te ajudar a tomar a melhor decisão.

Mas antes de apresentar os melhores modelos do nosso ranking, vamos descobrir um pouquinho sobre como você pode avaliar e considerar cada e-reader antes de considerar realizar a compra.

Melhores leitores digitais de 2021

1º – Kindle 10ª Geração Melhor E-Reader Custo Benefício Confira o Preço
2º – Kindle Paperwhite Melhor E-Reader Intermediário Confira o Preço
3º – Kindle Oasis Melhor E-Reader Desempenho Confira o Preço

Como escolher o melhor e-reader?

As principais características a se considerar no momento de escolher um e-reader são: formatos suportados, transferência de arquivos, espaço, bateria, peso e tamanho.

Boa parte das vezes, a compra de um leitor digital surge pela vontade de ler os livros que baixamos em PDF, E-pub e outros formatos.

Porém, não é em qualquer produto que aceita isso. Cada marca conta com suas próprias características, e nem sempre aceita esse tipo de formato. Por isso, é importante se atentar a qual modelo vai se adequar ao seu desejo.

E no caso do aparelho portátil aceitar outros formatos, é muito significativo que você procure saber como essa transferência de outros dispositivos pode ocorrer. Isso vai te ajudar a reconhecer a facilidade e se você realmente terá a paciência para realizar essas alterações antes de investir seu dinheiro.

Já o espaço, é importante que você o visualize como a sua estante de livros. Pense no tamanho dos arquivos que você costuma ler em média e tente encaixar no espaço disponível pelo leitor.

Alguns modelos antigos como o LEV e Kobo, embora não disponíveis no mercado atualmente, contavam com a opção de inserção de um cartão de memória, aumentando o espaço.

Por essa razão, é importante que você tenha uma noção do tamanho que costuma ocupar, a fim de não se frustrar posteriormente.

Com relação à bateria, a maioria dos dispositivos tende a possuir em média uma bateria que dura em torno de uma semana.

A maior diferença nesse aspecto é que os leitores digitais disponíveis no mercado no momento, vem prontos para serem recarregado através do cabo USB quando conectado a computadores.

Ou seja, se você busca um dispositivo que possa ser conectado diretamente na tomada, precisará comprar ou encontrar algum plugue compatível que possa realizar essa função.

Por último e não menos importante, um fator a ser levado em conta são o peso e o tamanho. De maneira geral, os e-reader são equipamentos leves e compactos.

Essas são características que você deve levar em conta relacionando ao seu ritmo de uso diário. Se você costuma ficar horas lendo, principalmente se locomovendo, o ideal é que você busque o dispositivo mais leve e de menor tamanho.

Além de não causar danos às suas mãos e pulsos, ele também será discreto e não chamará tanto a atenção.

Por fim, não poderíamos deixar de falar da relação custo-benefício, que é um elemento muito importante no momento da escolha.

Em nossa seleção, buscamos apresentar os melhores e-readers do mercado tendo vista as diferentes necessidades de uso desse leitor digital.

1° – Kindle 10ª Geração

1° - Kindle 10ª Geração

 

Nosso primeiro colocado se trata do Kindle 10ª geração.

Ele foi o e-reader escolhido por nossa equipe após uma semana de testes e por suas diversas características, dentre elas a excelência em cumprir seu papel, e seu custo-benefício.

Algumas das principais características técnicas do produto:

  • Tela de 6 polegadas;
  • Resolução de 167 ppi;
  • 8GB de memória.

A experiência com o Kindle pode ser surpreendente, ainda mais considerando seus antecessores, que pecavam um pouco em relação à iluminação. Com a inserção da iluminação embutida, o modelo não deixou em nada a desejar quanto aos seus superiores.

Ele possui suporte principalmente para os livros adquiridos com a própria Amazon, mas ainda assim é possível usar outros formatos nativos como: AZW3, AZW, TXT, PDF, MOBI (sem proteção) e PRC; Por conversão: HTML, DOC, DOCX, JPEG, GIF, PNG e BMP; E audio: AAX.

Sua tela antirreflexo, e os tons em cinza claro, tornam a leitura de qualquer formato confortável aos olhos independente do ambiente ou momento do dia em que você esteja lendo.

Além disso, o e-reader também se torna uma ótima opção para quem tem problemas com letras pequenas, pois nele é possível ajustar o tamanho das letras e tornar a leitura ainda mais proveitosa.

Em termos de bateria, a mesma durou tranquilamente uma semana com uso regular/intenso. Acredito que não tenha durado as semanas prometidas pois o uso se deu com o wifi ligado durante todo o tempo. Utilizando o aparelho com a rede desligada, certamente a duração se estenderia mais.

É possível obter o Kindle 100% carregado em menos de 4 horas conectado a um computador pelo cabo USB, ou então após 3 horas se conectado diretamente na tomada através de um adaptador.

Seu espaço de 8GB é o menor entre os aparelhos da Amazon, mas que ainda assim possibilita o armazenamento de milhares de e-books sem sequer pensar na necessidade de precisar liberar espaço tão cedo.

A praticidade dessa biblioteca digital é ainda mais visível quando nos deparamos com seu peso. O mais leve entre os modelos já lançados, o Kindle 10ª geração é o mais leve entre os e-readers produzidos pela Amazon, pesando cerca de 174 gramas, podendo variar um pouco de acordo com a produção.

Quanto ao seu design, o modelo é vendido com duas opções de cores: branca ou preta. Ambas as cores são exibidas em um material fosco, tornando-o acima de tudo muito bonito.

O único aspecto em que o aparelho perde um pouco para os mais caros é quanto ao seu material ser plástico.

Sem nenhum revestimento mais aveludado, a sensação é que ele se torna mais propício a arranhões e marcas. Mas nada que uma capinha ou um pouco mais de cuidado com o local que ele vai ocupar não resolvam.

Prós

  • Custo-benefício
  • Tela com iluminação
  • Alta duração de bateria
  • Confortável
  • Leve

Contras

  • Não aceita 3g
  • Não possui entrada para cartão de memória
  • Material propício a arranhões

2° – Kindle Paperwhite

2° - Kindle Paperwhite

 

O Kindle Paperwhite é nossa escolha intermediária, para quem busca um pouco mais de luxo em seus momentos de leitura mas não a ponto de investir tanto.

Um valor um pouco mais alto agregado, o modelo tem todas as características da 10ª geração melhoradas e um pouco mais.

Algumas das principais características:

  • Tela de 6 polegadas;
  • Resolução de 300 ppi;
  • Iluminação de 5 LEDs.

A maior novidade do Kindle Paperwhite em relação aos anteriores, é sua nova função à prova d’agua. Garantindo uma leitura segura em ambientes como piscinas e banheiras. Esse é um aspecto que só reforça a facilidade de ter um, suportando até 60 minutos em uma profundidade de até 2 metros em água doce.

Sua tela segue com o mesmo padrão, composta por 6 polegadas, mas com um processamento um pouco mais rápido durante as trocas de páginas.

Alguns dos arquivos de leitura suportados por ele são Kindle 8 (AZW3), Kindle (AZW), TXT, PDF, MOBI sem proteção, PRC naturalmente; HTML, DOC, DOCX, JPEG, GIF, PNG, BMP por meio de conversão.

Quanto à duração da bateria do Kindle Paperwhite, a bateria durou uma semana com uso moderado, com o wifi conectado o tempo inteiro.

Para que o mesmo fique 100% carregado, levam 4 horas conectado a um computador pelo cabo USB, ou então 3 horas quando conectado diretamente na tomada através de adaptador.

O espaço do e-reader pode variar de 8GB a 32GB, dependendo do modelo escolhido por você. Para quem possui muitos livros a alternativa de 32 GB pode ser interessante.

Seu peso é 182g, um pouco mais pesado que os anteriores. Mas ainda assim, segue sendo confortável para ler durante algum tempo sem causar dores.

Diferente do seu modelo anterior, seu design foi repaginado e seu material passou a contar com um toque mais emborrachado. Fator positivo por trazer mais segurança quanto a arranhões e afins.

Prós

  • A prova d’agua
  • Material emborrachado
  • Material aveludado
  • Pode possuir 3G
  • Memória maior

Contras

  • Bateria menos duradoura
  • Não possui entrada para cartão de memória
  • Relativamente pesado

3° – Kindle Oasis

3° - Kindle Oasis

 

O Kindle Oasis da Amazon foi o selecionado como nosso terceiro colocado.

Ele é o dispositivo desta categoria que oferece o maior número de funcionalidades, tela maior, qualidade construtiva impecável e um tom diferenciado de grafite.

Além de um espaço apropriado para que o leitor segure o dispositivo de maneira mais confortável.

Veja algumas características técnicas:

  • Tela de 7 polegadas;
  • Resolução de 300 ppi;
  • À prova d’água (IPX68);
  • Pesa 188g.

O leitor suporta os seguintes formatos de arquivos: AZW3, TXT, PDF, MOBI, PRC nativo, HTML, DOC, DOCX, JPEG, GIF, PNG, BMP por meio de conversão.

É bem confortável de usar e os botões de mudança de página são verdadeiramente úteis.

Somando a isso, o modelo traz uma tela antirreflexo com iluminação embutida que permite ler tanto à luz do dia como a noite. E além disso, a chance de você escolher temperaturas diferentes para sua leitura.

Em termos de armazenamento, são disponibilizadas duas opções: 8GB a 32GB.

A bateria fica um pouco abaixo de modelos mais simples, justamente pela tela maior e outros detalhes que deixam o consumo proporcional. Segundo a empresa, a mesma dura tranquilamente algumas semanas, porém relatos de alguns leitores argumentam durar somente uma semana, com leitura regular/intensa, mesmo em modo avião durante todo o uso.

E para carregar completamente o leitor é preciso cerca de 3h ligado a um computador com o cabo USB que acompanha o produto, ou então à tomada com adaptador.

Ele possui conectividade com wi-fi permitindo que você baixe os livros diretamente no dispositivo móvel.

O principal ponto negativo do Kindle Oasis, e razão pela qual ele ocupa nosso último lugar nesse momento, fica por conta do preço, ele custa cerca de R$1100 à R$1.300 nas lojas online.

Prós

  • Tela grande e bonita
  • Confortável de usar
  • Bom espaço de armazenamento
  • Iluminação embutida
  • À prova d’água
  • Reproduz livros de áudio

Contras

  • Preço alto
  • Bateria poderia durar mais
  • Sem entrada de cartões de memória
  • Não aceita 3G
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback
7 Melhores Tablets | Guia Atualizado 2020 | AdoroReview
16/05/2020 20:22

[…] análise os e-readers que são basicamente tablets específicos para leitura. Esses possuem um artigo dedicado somente a eles aqui no AdoroReview. Vamos então aos detalhes dos nossos […]

error: Não é possível copiar.