Melhores Condicionadores Veganos

Usar um bom condicionador é importante para manter os cabelos macios e tratados após a lavagem. Além de um bom produto, muitas pessoas, preocupadas com um consumo mais sustentável, estão optando usar condicionadores veganos. Esses produtos não usam ingredientes de origem animal e nem testam em animais.

O melhor é que marcas como a Salon Line, Lola Cosmetics e Inoar já oferecem ótimos produtos veganos. São tantas opções que pode ser difícil escolher, por isso, preparamos um guia com dicas e um ranking com os 10 melhores condicionadores veganos. Confira e escolha o seu!

Melhores Condicionadores Veganos para Comprar em 2021

1º – Condicionador Maria Natureza Festival das Flores Deixa os Cabelos Sedosos e com Muito Brilho Mostrar preço
2º – Condicionador Morte Súbita Recupera a Hidratação e a Vida do Seu Cabelo Mostrar preço
3º – Condicionador Smooth and Serene Cabelos Nutridos de Maneira Consciente Mostrar preço
4º – Condicionador Cicatrifios Plástica Capilar O Condicionador que Vai Renovar o Seu Cabelo Mostrar preço
5º – Condicionador Amo Cachos Cuidado Especial para Todos os Tipos de Cachos Mostrar preço
6º – Condicionador Hidratação Suave Trata o Seu Cabelo de Forma Natural Mostrar preço
7º – Condicionador Vou de Coco Ótimo Aliado para a Saúde e a Beleza dos Cabelos Mostrar preço
8º – Condicionador Afro Vegan Cuidado Diário e Eficaz para Cabelos Afros Mostrar preço
9º – Condicionador Meu Liso Muito + Liso Deixa o Cabelo Nutrido e Extremamente Liso Mostrar preço
10º – Condicionador Bonita por Natureza Super Concentrado Cachos Leves e Definidos por Mais Tempo Mostrar preço

O que é Condicionador Vegano?

O que é Condicionador Vegano?

Um condicionador vegano é aquele que não contêm ingredientes de origem animal em sua composição, como colágeno, cera de abelha, mel e leite. Além disso, para ser considerado realmente um produto vegano, é importante que ele seja classificado como cruelty-free, ou seja, não testado em animais.

No entanto, muitas marcas que utilizam o termo vegano possuem processos produtivos que podem envolver esses testes. Por isso, nem todo condicionador vegano é cruelty-free. Fique de olho nos selos da embalagem para um consumo que reduz o impacto ambiental e com menos exploração animal.

Outra vantagem é que a maioria dos cosméticos veganos tende a ter composições mais naturais. Embora isso não seja uma regra, já que é possível produzir formulações totalmente sintéticas e veganas, a tendência é que ele traga ativos menos agressivos. Para ter certeza, confira sempre o rótulo!

Qual a Diferença Entre Condicionador Vegano, Natural e Orgânico?

Qual a Diferença Entre Condicionador Vegano, Natural e Orgânico?

É comum algumas pessoas pensarem que por ser vegano, o condicionador é natural. Mas é totalmente possível um produto ser vegano e ter em sua composição apenas ingredientes artificiais. Já os condicionadores naturais são livres de aditivos químicos, como corantes e fragrâncias sintéticas e silicones.

Os produtos naturais utilizam ingredientes extraídos da natureza em sua composição. Podem tanto ser ingredientes vegetais, como extratos e óleos de frutas e plantas, quanto os de origem animal, como mel e leite, proibidos nas formulações veganas.

O condicionador orgânico também é feito com ingredientes naturais, mas obrigatoriamente livres de agrotóxicos, fertilizantes e outros produtos químicos. Toda a cadeia de produção desses ingredientes também tem responsabilidade social, privilegiando pequenos produtores.

Como Escolher o Melhor Condicionador Vegano

Com o aumento da busca por produtos sustentáveis, estão surgindo mais opções de condicionadores veganos. Pode ser confuso escolher entre tantos produtos, mas não se preocupe! Separamos os principais aspectos que você deve considerar na hora de escolher o condicionador vegano ideal!

Confirme se o Condicionador Vegano é Cruelty-Free

Confirme se o Condicionador Vegano é Cruelty-Free

Como já comentamos acima, o termo “vegano” quando usado em cosméticos é, por definição, o que não utiliza produtos de origem animal em sua formulação, além de não testar em animais. Mas, infelizmente, alguns fabricantes usam o termo mesmo não cumprindo esses preceitos.

A crescente popularidade dos cosméticos veganos abriu espaço para que algumas empresas classifiquem seus produtos dessa forma apenas por terem fórmulas livres de ingredientes de origem animal, sem cumprir a necessidade de não usar animais em testes. Por isso, confira se o produto tem o selo de cruelty-free!

Escolha de Acordo com o Benefício Prometido

Escolha de Acordo com o Benefício Prometido

A primeira coisa que você deve pensar na hora de escolher um condicionador vegano é qual benefício ele oferece ao cabelo. Existem diferentes composições, que usam os mais variados ativos. Cada um é responsável por tratar uma determinada necessidade dos fios. Veja a seguir mais detalhes:

  • Hidratação: indicado para cabelos ressecados, opacos e sem vida. Deve ajudar a repor a água e os nutrientes. Contém ativos hidratantes como o coco, o pantenol, aloe vera, óleos vegetais e extrato de flores.
  • Nutrição: cabelos com muito frizz, porosos e ressecados, indicam perda de nutrientes. É preciso repor os lipídeos dos fios. Deve ter ativos como óleos de argan e de coco, manteiga de Karité, aminoácidos e proteínas vegetais.
  • Reparação: cabelos danificados, quebradiços e elásticos, precisam ter a estrutura reconstruída. Por isso, o condicionador deve ter ativos como creatina, colágeno vegetal, proteína vegetal, como a do trigo, e aminoácidos.

Esses são os benefícios mais comuns oferecidos pelos condicionadores veganos. Na hora de escolher, preste atenção na necessidade dos seus fios, e opte por um que ofereça o tratamento adequado, para deixá-los saudáveis e bonitos.

Prefira um Condicionador Indicado para o Seu Tipo de Cabelo

Prefira um Condicionador Indicado para o Seu Tipo de Cabelo

Os cabelos podem ser divididos em 4 grupos principais: os cacheados, crespos, ondulados e os lisos. Cada um tem uma necessidade específica, por isso, para garantir um melhor resultado, é preciso escolher o condicionador com a formulação adequada para essas particularidades.

Os cabelos lisos, por exemplo, tendem a ser mais oleosos, então o condicionador não deve conter ingredientes como óleos e manteigas. Já a curvatura dos fios cacheados e crespos impede que a oleosidade da raiz chegue às pontas, por isso, são mais secos e precisam de mais hidratação.

Considere Condicionadores Veganos Livres de Ingredientes Nocivos

Considere Condicionadores Veganos Livres de Ingredientes Nocivos

A composição dos cosméticos ganha cada vez mais a atenção dos consumidores. Além de veganos, os condicionadores podem trazer fórmulas mais suaves, e a preferência é por produtos livres de aditivos químicos que agridem os fios e o couro cabeludo. Veja quais são:

  • Parabenos: são conservantes que impedem a proliferação de fungos e bactérias. No entanto, podem causar alergia e há estudos que mostram relação da substância com o surgimento do câncer, principalmente o de mama.
  • Sulfato: no condicionador tem a função de emulsificar. Ele retira a oleosidade dos fios e do couro cabeludo de forma agressiva. Por isso, pode ressecar o cabelo, deixar a pele sensível e causar alergias.
  • Petrolatos: os mais utilizados são óleo mineral e parafina. É derivado do petróleo, cria uma barreira na área aplicada, evitando a perda de umidade. Pode ser tóxico e alergênico, e quando não refinado corretamente, pode ser cancerígeno.
  • Silicone: forma uma película no cabelo, deixando-o mais suave, com brilho e com menos frizz. No entanto, é um tipo de petrolato, e se for insolúvel pode acumular nos fios, sendo necessário um shampoo com sulfato, que danifica o cabelo, para retirá-lo.
  • Sal: o cloreto de sódio, ou sal, é utilizado para dar mais volume e consistência ao condicionador. Embora não traga prejuízos graves aos fios, pode contribuir para ressecar os cabelos.
  • Ftalatos: ajudam a melhorar a textura do produto e a fixar a fragrância. Está associado à aparição de alergias, desregulação hormonal e incidência de câncer.
  • Corantes: potencialmente alergênico, os corantes sintéticos podem causar irritações, coceiras e descamações no couro cabeludo, principalmente em quem tem pele sensível.

Pessoas quem preferem opções mais naturais devem optar por condicionadores livres dessas substâncias. Isso é importante principalmente para quem segue uma rotina low poo, no poo e co wash. Para saber mais sobre low poo, veja o próximo tópico!

Verifique se o Condicionador Vegano é Liberado para Low Poo

Verifique se o Condicionador Vegano é Liberado para Low Poo

Está cada vez mais cresce o número de pessoas que busca cuidar dos cabelos de forma mais saudável. Seguindo essa tendência, surgem os shampoos e condicionadores low poo. Em tradução livre, “pouco shampoo”, essa técnica utiliza produtos livres de sulfatos agressivos, petrolatos e silicones insolúveis.

Se você simpatiza com a ideia, a boa notícia é que cada vez mais empresas apostam nesse tipo de produto. Para saber se seu condicionador vegano é liberado para low poo, basta conferir o rótulo. A informação geralmente está em destaque, muitas vezes apenas com a palavra “liberado”.

Pense no Custo-Benefício Quando Escolher o Tamanho da Embalagem

Pense no Custo-Benefício Quando Escolher o Tamanho da Embalagem

A maioria dos condicionadores veganos são encontrados em embalagens de 250 a 500 ml. Para escolher, você deve pensar na frequência com que irá usar o produto e optar pelo melhor custo-benefício. Para o uso diário, o ideal são as embalagens acima de 400 ml, que vão durar mais.

Você pretende alternar com outros condicionadores? Então, pode optar por uma versão menor. O mesmo vale para quem deseja testar o produto e ver se o cabelo se adapta a ele. Assim, você não corre o risco desperdiçar caso não goste. Afinal, estamos falando de consumo consciente!

1° – Condicionador Maria Natureza Festival das Flores

Condicionador Maria Natureza Festival das Flores

Cruelty-free Sim
Benefício Hidratação
Ativos Híbisco, flor de lótus e jasmin
Tipo de Cabelo Todos
Livre de Parabenos, sulfato, petrolatos, silicone e ftalatos
Low Poo Sim
Volume 350 ml

2° – Condicionador Morte Súbita

Condicionador Morte Súbita

Cruelty-free Sim
Benefício Hidratação
Ativos Aloe vera, óleo de coco e extrato de chá-verde
Tipo de Cabelo Não informado
Livre de Parabenos, sulfato, petrolatos, silicone, sal, ftalatos e corantes
Low Poo Não informado
Volume 250 ml

3° – Condicionador Smooth and Serene

Condicionador Smooth and Serene

Cruelty-free Sim
Benefício Hidratação e nutrição
Ativos Óleo de argan e lavanda
Tipo de Cabelo Todos
Livre de Parabeno, silicone e corantes
Low Poo Não informado
Volume 300 ml

4° – Condicionador Cicatrifios Plástica Capilar

Condicionador Cicatrifios Plástica Capilar

Cruelty-free Sim
Benefício Reparação
Ativos Óleo de argan, creatina vegetal e pantenol
Tipo de Cabelo Todos
Livre de Parabenos, sulfato e petrolatos
Low Poo Não informado
Volume 1000 ml

5° – Condicionador Amo Cachos

Condicionador Amo Cachos

Cruelty-free Sim
Benefício Hidratação
Ativos Coco, chia e linhaça
Tipo de Cabelo Ondulado, cacheado e crespo
Livre de Parabenos, silicone e óleo mineral
Low Poo Sim
Volume 400 ml

6° – Condicionador Hidratação Suave

Condicionador Hidratação Suave

Cruelty-free Sim
Benefício Hidratação
Ativos Linhaça e óleo de argan
Tipo de Cabelo Todos
Livre de Parabenos, óleo mineral e silicone
Low Poo Não informado
Volume 500 ml

7° – Condicionador Vou de Coco

Condicionador Vou de Coco

Cruelty-free Sim
Benefício Nutrição
Ativos Óleo de coco
Tipo de Cabelo Todos
Livre de Parabenos, petrolatos, silicone e corantes
Low Poo Não informado
Volume 420 ml

8° – Condicionador Afro Vegan

Condicionador Afro Vegan

Cruelty-free Sim
Benefício Reparação e nutrição
Ativos Óleo de rícino e manteiga de karité
Tipo de Cabelo Ondulado, cacheado, crespo e afro
Livre de Parabenos, sulfato, petrolatos, silicone e ftalatos
Low Poo Não informado
Volume 300 ml

9° – Condicionador Meu Liso Muito + Liso

Condicionador Meu Liso Muito + Liso

Cruelty-free Sim
Benefício Nutrição
Ativos Amido de milho, proteína de trigo e aminoácidos
Tipo de Cabelo Liso
Livre de Parabenos
Low Poo Não informado
Volume 300 ml

10° – Condicionador Bonita por Natureza Super Concentrado

Condicionador Bonita por Natureza Super Concentrado

Cruelty-free Nao informado
Benefício Hidatação e reparação
Ativos Colágeno vegetal e rosa mosqueta
Tipo de Cabelo Ondulado, cacheado e crespo
Livre de Parabenos, petrolatos, silicone e sal
Low Poo Não informado
Volume 500 ml

Conclusão Sobre Os Melhores Condicionadores de Cabelos Veganos

A busca por produtos veganos está cada vez maior, isso inclui também os produtos para cuidar dos cabelos, como condicionado. Ao usar um condicionador você contribui para o fim do abuso animal e também ajuda a reduzir o impacto ambiental. Além disso, são produtos menos agressivos para os cabelos.

Ainda assim, é importante escolher um produto adequado para a necessidade dos seus fios. Mas com as dicas deste artigo e as sugestões do ranking, essa tarefa fica mais fácil! Gostou do texto? Então compartilhe e ajude outras pessoas a conhecerem todos os benefícios de usar um condicionador vegano!