Está em dúvida sobre qual a melhor batedeira planetária para suas necessidades? Fizemos uma seleção dos melhores modelos disponíveis no mercado, com seus principais atributos e eventuais pontos fracos.
Melhores Batedeiras Planetárias em 2024
1º – Oster Perform Inox | Melhor batedeira planetária | Mostrar preço |
2º – Mondial Premium B-06 | Melhor custo-benefício | Mostrar preço |
3º – Philco PHP 500 | Potente e versátil | Mostrar preço |
4º – Cadence Orbital Colors | Compacta, eficiente e barata | Mostrar preço |
5º – Arno Deluxe | Funcional de baixo custo | Mostrar preço |
Quem precisa de uma batedeira planetária?
As planetárias são indicadas para quem precisa de um equipamento capaz de bater massas mais espessas (pizza, pão, glacê real, etc.) ou usa a batedeira com frequência, mesmo que seja para massas leves.
Isso porque elas são mais potente e resistentes, quando comparadas às batedeiras tradicionais. Sem falar que a planetária é muito mais bonita e estilosa, podendo ficar exposta para compor a decoração da cozinha.
Como elaboramos nosso ranking
Utilizamos os seguintes critérios para compor essa lista das melhores: avaliações dos consumidores, desempenho ao bater massas pesadas e relação custo-benefício. Também buscamos trazer modelos de diferentes marcas.
Esse tipo de equipamento oferece mais rapidez e praticidade no preparo de todos os tipos de massa, incluindo bolos, mousses, purês, glacês, biscoitos e pães.
A característica básica de uma batedeira planetária ou orbital é que seus batedores giram ao redor do próprio eixo e dão voltas em torno da tigela. Assim como o planeta, que faz movimentos de rotação e translação, daí o nome “planetária”.
Diferente de uma batedeira comum ou portátil, na planetária é preciso somente colocar os ingredientes e ligar, sem ter que movimentar o aparelho ou a tigela. As planetárias também são mais potentes, oferecem mais velocidades e vêm com batedores específicos para cada tipo de massa.
1° – Oster Perform Inox
A Oster Perform Inox é perfeita para quem precisa de uma planetária potente, durável e versátil, que apresenta ótimo desempenho tanto para massas leves quanto para preparações mais pesadas, como massa de pão.
Tem 600 watts de potência e 8 velocidades. Está disponível apenas na cor preta (com detalhes no corpo e tigela em inox). Pesa 6,8 kg e mede 33 cm de altura. O controle de velocidades é feito por um único botão giratório. Conta com ventosas sob a base.
Acompanha uma tigela em inox (com alças) de 4 litros, uma espátula e 4 batedores: um para massas leves (flexível, com silicone), um de claras em neve (globo, em inox), um para massas médias e um de massas pesadas (ambos em alumínio fundido).
Vem ainda com uma proteção que se acopla à tigela para evitar respingos durante o preparo das receitas. Essa proteção tem uma abertura com tampa que serve para adicionar ingredientes com a batedeira em funcionamento.
O botão de articulação permite levantar e abaixar a parte superior do aparelho com facilidade.
Alguns consumidores percebem uma certa dificuldade para bater claras em neve em pequenas quantidades (porque o batedor não alcança o fundo da tigela), mas esse problema pode ser resolvido com um ajuste no batedor globo.
Pontos fracos do modelo
Encontramos várias reclamações de usuários sobre a ineficácia da proteção da tigela: com massas mais líquidas e nas velocidades mais altas, a tampa não consegue evitar os respingos.
Também há queixas sobre a trepidação da batedeira ao preparar massas mais pesadas, ou seja, as ventosas não conseguem estabilizar totalmente o aparelho. E o manual de instruções informa que o equipamento não deve permanecer em funcionamento por mais de 5 minutos sem interrupção. Isso pode ser um problema na hora de executar certas receitas.
Tirando essas questões, trata-se de um modelo com bom custo-benefício e muito bem avaliado pelos consumidores.
Prós
- Bate bem todos os tipos de massa
- Tigela em inox
- Excelente construção
Contras
- Pouca estabilidade ao bater massas pesadas
2° – Mondial Premium B-06
A Mondial Premium B-06 apresenta um ótimo desempenho na hora de bater diferentes tipos de massa, apesar de sua potência relativamente baixa (300 watts). É uma planetária bonita, eficiente e com excelente custo-benefício.
Tem um design elegante, com corpo em polipropileno brilhante (Black Shine). Pesa aproximadamente 4,2 kg e mede 31,5 cm de altura. Está disponível somente na cor preta.
O sistema para abrir e travar a batedeira é muito prático, controlado por um botão de apertar. É equipada com controle de velocidades eletrônico, acionado por um botão giratório. Tem um nível de ruído baixo quando comparada a modelos com potência similar.
Acompanha uma tigela em plástico com capacidade total de 4 litros e 3 batedores em metal: um do tipo globo, para fazer claras em neve, um para massas leves e médias (pá) e um do tipo gancho, para massas pesadas.
Inclui também um alimentador para ser acoplado à tigela, que facilita a adição de ingredientes durante o preparo e minimiza os respingos.
Apresenta um desempenho muito bom na hora de preparar massas pesadas e sua estabilidade durante o uso, resultante da combinação das ventosas bem projetadas e base relativamente pesada, merece destaque.
Pontos negativos
O controle de velocidades eletrônico não tem valores especificados (velocidade 1, 2, 3 etc.). Isso atrapalha o registro do modo de preparo de cada massa.
E como o alimentador não é fechado, fica difícil evitar os respingos durante o uso, especialmente com massas mais líquidas.
Tirando esses pequenos defeitos, é a segunda melhor opção de planetária doméstica do mercado, versátil, bonita e resistente.
Prós
- Excelente custo-benefício
- Bom desempenho para massas pesadas
- Estável durante o uso
- Baixo nível de ruído
Contras
- Não tem velocidades específicas
- Não tem proteção contra respingos
3° – Philco PHP 500
A Phillco PHP 500 é uma planetária potente, com design elegante e que apresenta um bom desempenho com diferentes tipos de massa.
Tem 500 watts de potência e dispõe de 11 velocidades, além da função turbo. O controle de velocidades e acionamento da função turbo é feito por meio de um único botão giratório. Apresenta uma boa construção, com corpo em plástico resistente.
A abertura do equipamento é acionada por um botão de apertar. Mede 40, 5 cm de altura e pesa 3,6 kg. É equipada com ventosas e possui porta fio sob a base. Está disponível nas cores vermelho, preto e branco.
Sua tigela em plástico tem capacidade total de 4 litros. Acompanha 3 batedores: um do tipo globo (para claras em neves), um para massas leves e um do tipo gancho, para massas pesadas (ambos em alumínio).
Conta ainda com um alimentador acoplável, que não tampa a tigela, apenas facilita a adição de ingredientes com o aparelho em funcionamento.
Consegue bater massas pesadas sem dificuldade e a qualidade dos batedores (exceto o de claras em neve) merece destaque. O preço é compatível com a qualidade do produto, que conta com ótimas avaliações dos usuários.
O que não agradou
A falta de estabilidade é o principal ponto fraco desse modelo. As ventosas não conseguem estabilizar a batedeira, que fica “dançando” durante o preparo de massas pesadas. E para piorar, a parte superior pode balançar um pouco, dando a impressão que o equipamento vai desmontar…
A qualidade do batedor de claras em neve também deixa a desejar: os arames são muito frágeis e podem quebrar facilmente. Porém, vale lembrar que esse não é um problema exclusivo da Philco PHP 500.
Mesmo com esses pontos negativos, trata-se de uma ótima opção de planetária dentro de sua faixa de preço, bonita, funcional e resistente.
Prós
- Potente
- 11 velocidades
- Design moderno
Contras
- Falta de estabilidade durante o uso
- Batedor globo frágil
4° – Cadence Orbital Colors
Para quem busca uma planetária com potência intermediária, bom desempenho para diferentes tipos de massa e um visual inovador, a Cadence Orbital Colors é uma excelente escolha. Trata-se de um modelo compacto, ideal para cozinhas pequenas.
Tem 400 watts de potência e oferece 8 velocidades, controladas por um botão giratório. É confeccionada em plástico polipropileno e vem equipada com ventosas sob a base. Um botão de apertar facilita na hora de abrir ou travar a batedeira.
Pesa aproximadamente 3,9 kg e mede 29,5 cm de altura. Está disponível em diferentes cores, incluindo vermelho, roxo, amarelo, azul e rosa.
Sua tigela em plástico tem capacidade total de 3 litros. Acompanha uma espátula em lástico e 3 batedores: para claras em neve (de inox), do tipo gancho, em plástico esistente (massas pesadas e médias) e de massas leves (pá, de plástico resistente).
ta ainda com uma tampa acoplável à tigela, para evitar respingos durante o preparo as receitas. Essa tampa possui um alimentador articulado integrado, para acrescentar ngredientes com a batedeira em funcionamento.
sar de sua aparência frágil, apresenta um desempenho satisfatório ao bater massas esadas. E suas ventosas têm ótima aderência, proporcionando grande estabilidade durante o uso, um quesito no qual planetárias mais potentes e caras deixam a desejar.
Porém, não podemos ficar só nos elogios…
igela de apenas 3 litros limita o volume das receitas que se pode preparar com esse modelo. É importante ter em mente essa informação na hora da compra para evitar decepções futuras.
Além disso, encontramos algumas reclamações de usuários sobre o excesso de ruído durante seu funcionamento.
E para quem precisa de um equipamento exclusivamente para massas pesadas, é melhor buscar um modelo mais potente e com uma construção mais robusta.
Porém, levando em consideração sua configuração, excelentes avaliações dos usuários, design e preço, concluímos que é uma batedeira planetária boa e barata.
Prós
- Compacta
- Versátil
- Bom custo-benefício
Contras
- Tigela de apenas 3 litros
- Barulhenta
5° – Arno Deluxe
A Arno Deluxe tem 300 watts de potência e 8 velocidades. É uma planetária ideal para uso doméstico, que permite preparar massas leves (bolos e mousses, por exemplo) em menos tempo e também consegue bater massas pesadas em pequenas quantidades.
Tem corpo em plástico e ventosas na base para estabilizar o aparelho durante o uso. Mede 31 cm de altura e pesa 3,5 kg. Possui porta fio, o que facilita na hora de guardar a batedeira. O controle de velocidades é feito através de um botão giratório.
Está disponível nas cores branca e preta. Vem com uma tigela em plástico com capacidade de 4 litros e 3 batedores em metal: para massas leves (globo), médias (pá) e pesadas (gancho). Conta ainda com alimentador acoplável, para acrescentar ingredientes durante o preparo.
Tem um botão lateral para destravar (subir) a batedeira e conta com trava de segurança para o bowl na base.
A função “início suave” é um diferencial do modelo: os batedores se movem mais lentamente assim que a batedeira é acionada, permitindo que os ingredientes sejam colocados na tigela sem causar respingos.
Pontos fracos
O batedor de massas leves é bem frágil e quebra com facilidade. A Arno poderia oferecer um acessório mais durável.
Também encontramos algumas queixas sobre as ventosas, que podem se soltar quando a batedeira é usada em velocidades mais altas.
E o modelo deixa a desejar na hora de preparar massas pesadas em maiores quantidades, embora permita executar pequenas receitas desse tipo sem maiores dificuldades e tenha um excelente desempenho com massas leves.
Portanto, para quem faz massas pesadas em grande quantidade e com frequência, não é a melhor opção de planetária do mercado.
Fora essas ressalvas, trata-se de um modelo para uso doméstico campeão de vendas e com preço acessível.
Prós
- Preço acessível
- Início suave
- Bate bem massas leves
Contras
- Desempenho ruim com massas pesadas em grandes quantidades
- Ventosas tem baixa aderência
- Batedor globo muito frágil
Conclusão: qual a melhor batedeira planetária?
A Oster Perform é a melhor batedeira planetária doméstica do mercado, com um design elegante, construção robusta e excelente performance para todos os tipos de massa, incluindo as mais pesadas.
Em segundo lugar temos a Mondial Profissional Eletrônica Premium B-06, que se sai muito bem com massas pesadas, oferece estabilidade durante o uso e apresenta excelente custo-benefício.
A Philco PHP 500 é uma planetária potente e funcional, que permite preparar diferentes tipos de massa com rapidez e praticidade.
Já a Cadence Orbital Colors é a melhor escolha para quem quer uma planetária compacta e gosta de inovar no visual dos eletrodomésticos.
A Arno Deluxe é uma boa alternativa para quem não precisa de uma planetária tão potente e busca um aparelho com preço acessível.
Esperamos ter ajudado na escolha de sua planetária. Se ficou alguma dúvida, é só deixar nos comentários que responderemos o mais breve possível. Boas compras e até o próximo guia!